O melhor Site de Notícias de Indaial

Indaial recebe Prêmio Destaque em Gestão Ambiental Municipal

Em Indaial, a última semana do Junho Verde foi encerrada com uma ótima notícia: a cidade está entre os seis municípios catarinenses contemplados com o “Prêmio Destaque em Gestão Ambiental Municipal”. A premiação ocorreu no dia 27 de junho, durante o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental, em Campinas (SP). O prefeito, André Moser, e o secretário de Urbanização e Meio Ambiente, Jonas Lima, participaram da cerimônia e representaram o Município na entrega oficial do certificado.

O prêmio foi entregue pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente a Frente Nacional de Prefeitos, aos municípios que se destacam na gestão ambiental, visando fomentar a implementação de políticas públicas ambientais locais. De todo o Brasil, 140 municípios receberam a premiação.

As indicações foram feitas por todos os órgãos estaduais de meio ambiente da federação, tendo como base algumas diretivas. As obrigatórias diziam respeito à existência de Órgão Municipal de Meio Ambiente, nesse caso a Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente de Indaial; à existência de Conselho Municipal de Meio Ambiente, atualmente ativo no Município; e ao Cadastro Ambiental Rural – hoje mais de 90% dos imóveis rurais de Indaial possuem o CAR.

Já as diretivas desejáveis, ativas em Indaial, tratavam da existência de Fundo Municipal de Meio Ambiente; Plano Municipal de Saneamento; Plano Municipal de Resíduos Sólidos; Arborização Urbana, hoje existe a Campanha Permanente de Arborização Urbana de Indaial – Plantando o futuro com o objetivo de ampliar a cobertura vegetal arbórea, beneficiar a biodiversidade e promover a melhoria da qualidade ambiental e o embelezamento da cidade; Licenciamento Ambiental Municipal; ações voltadas para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também conhecidos como Objetivos Globais, um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade;ações de educação ambiental; compras públicas sustentáveis, eficiência energética, gestão de resíduos e reuso de água em órgãos públicos; Plano Municipal de Biodiversidade – está em elaboração o Plano Municipal da MataAtlântica, que inclui a biodiversidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.